sábado, 6 de dezembro de 2008

Reflexão "Cair em Si"















"Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!" (Lucas 15:17 ARA)

A famosa parábola do filho pródigo é fascinante e cheia de curiosidades. Primeiro, porque raramente encontro pessoas que sabem o que significa a palavra pródigo (na verdade quer dizer esbanjador e não ingrato, como alguns afirmam). Depois, como no caso deste versículo, as perguntas não querem se calar.

Quanto tempo levou para este moço acabar com a riqueza que herdou? E deste tempo, quanto tempo ele ficou na fome e na miséria? Por que não pensou nisso antes? Por que esperou o dinheiro acabar e não arrumou um emprego antes? Perguntas sem respostas. Igualzinho a mim e a tantos outros quando nos enveredamos a desobedecer o que nosso Pai Celestial nos manda. Por mais que Ele nos ame, nos cuide, nos abasteça, muitas vezes insistimos em passar fome e viver na miséria, sendo que na Sua casa tem pão em abundância.

A nossa teimosia custa muito caro para todos, especialmente para nós mesmos. Deus se entristece conosco nestas situações. Nós podemos não passar fome de pão terreno, mas o pão que desce do céu faz falta. Deixamos de abençoar pessoas e isso é o maior prejuízo. De todas as teimosias que podemos cometer, na minha opinião, eu enumero em ordem de gravidade - negligenciar o evangelismo; não perdoar; não se envolver em um ministério; desrespeitar autoridades; e por aí vai.

Devemos ser o filho que alegra e honra seu pai, neste caso nosso Pai Celeste. Alegrá-lo não é tão difícil, especialmente se restrito a este texto - basta não se afastar dEle, não desperdiçar Suas riquezas espirituais, não passar fome espiritual à toa. Voltemos à presença Deste Pai diariamente, continuamente, pois Ele nunca se afasta de nós, jamais nos abandona.

"Pai, perdoa-me se permito esfriar o que sinto por Ti e por Teu Reino. Ensina-me a me manter reto e próximo a Ti."