quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ovelhas ou cabras?




 



Mateus 25.31-46 " o grande julgamento"

A presente homilia descreve o final dos tempos, ou seja, o Juízo Final que é um tema tão antigo e tão atual com o qual a humanidade inteira se sempre depara.

Introdução Cristo Jesus ressuscitado vindo com poder e grande glória (Lc 21, 27) - assume as funções do verdadeiro Deus: Sua sentença é definitiva: eterna como o fogo eterno preparado pelo pai para os anjos rebeldes. Ele está rodeado de todos os seus anjos que estão submissos em tudo.
Trata-se de um juízo final, o Filho do Homem - será o juiz definitivo como vemos no texto, indicando quais entrarão a formar parte do novo reino entre os gentios. Os escolhidos serão os misericordiosos que alcançarão misericórdia ( Mt 5, 7) ou seja os que agiram com compaixão com os necessitados.Portanto, o Filho do Homem julgará cada um de acordo com suas obras.

ELE VIRÁ COM PODER E GRANDE GLORIA

O último juiz virá. E o julgamento dele será sobre o serviço que tiveres prestado aos seus irmãos mais pequeninos. Ele chamará e congregará todos os que lhe forem fiéis e lhes dirá: Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado deste a fundação do mundo, porque tive fome e me destes de comer…
Deus espera que expressemos nosso amor ao próximo através do envolvimento na resolução de suas necessidades.
Deus não nos permitirá a convivência eterna com aqueles que o desobedecem. Nada deveria nos entristecer mais do que a desobediência, assim como nada deveria nos alegrar mais do que a obediência. Ambos os comportamentos terão suas recompensas os obedientes serão aprovados e os desobedientes já estão reprovados na medida em que permanecem rebeldes contra o Senhor e sua vontade.
Alguns destes desobedientes tentarão justificar sua inércia dizendo que o Senhor nunca chegou à sua porta nu, com sede ou com fome e a resposta que Jesus dará a estas desculpas está registrada nos versos 41-46 de Mateus 25 que descrevem aspectos do inferno e da condenação eterna situação a ser enfrentada pelos desobedientes.

JESUS SEPARARÁ OS BONS DOS MAUS

“E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda”(Mateus 25.33)


Características das ovelhas: os justos

a) As ovelhas que ouvem a voz do Pastor e o obedecem.

“O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz”(João 10.3-4)


b) As ovelhas seguem o pastor



(Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e “estas o seguem, porque conhecem a sua voz” João 10.3-4)

c) As ovelhas são aquelas que o Pai deu de presente a Jesus

“As minhas ovelhas Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”(João 10.27-29)

d) São aqueles que têm acesso ao Reino.

As ovelhas que serão colocadas à direita de Jesus, lugar de honra e destaque e receberá do Senhor uma calorosa saudação.


e)São aquele que tomam posse da herança

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo”(Mateus 25.34)

e) Ovelhas são justos os que temem a Jesus e o obedecem neste mundo.

Estes receberão a vida eterna

CARACTERISTICAS DAS CABRAS/ Bodes



serão apartados das ovelhas e colocados a Esquerda, serão condenados ao Fogo Eterno.

Os injustos são todos aqueles que rejeitam a Jesus neste mundo, e seus ensinamentos.


“Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ”Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos” (Mateus 25.41).

O seu poder e soberania lhe permitirão julgar a todos e condenar os injustos que não se arrependerem das suas más obras. Ao mesmo tempo, recompensar os que trilharam o caminho da justiça. (Gl 6.8)

ATITUDES DAS OVELHAS

Me deste de comer – Significa dar alimento ao que tem fome (1 Jo 3.17) mas também, o "pão celestial" pela pregação do evangelho aos famintos. (Jo 6.35)

Me deste de beber – Apesar de custar pouco para nós, e para alguns E ser até de graça, muitos negam um copo de água a quem tem sede. Dê água ao sedento e mostre-lhe a fonte eterna (Jo 4.14)

Me acolhestes – Fala de hospitalidade. É receber cada pessoa da maneira como gostaríamos de ser recebidos. É também mostrar-lhes o caminho para as moradas do Senhor. (Jo 14.1-6)

Me vestistes – Significa pegar aquela camisa, aquele vestido, aquele cobertos que sobeja e dar a quem nada possui. (Tg 2.15,16) É também leva-lo a Cristo que o revestirá. (Rm 13.14)
Me visitastes – Significa visitar os prisioneiros e os hospitalizados para levar ALENTO aos corações sem esperança. É consolar da mesma maneira como somos consolados pelo Senhor. (2 Co 1.4) De forma extensiva devemos levar saúde e libertação para os que jazem nas trevas. (Jo 8.25-31) O Senhor mesmo disse "porque tive" e não porque tiveram. Quando deixamos de fazer ao nosso semelhante, estamos deixando de fazer ao Senhor. (v 40)
REFLEXÃO

Será que tu serás um destes benditos? Se sim, parabéns! E se não o tempo é este e a hora é agora de acertares o passo e convertendo-te seguires as pegadas do Mestre.


Preg. Julio César de Oliveira
confjuliocesar@hotmail.com
(45) 8807 8080
(45) 8406 8079