terça-feira, 28 de abril de 2009

Como está o Louvor nas Igrejas?



Em muitos “hinos” o centro do louvor é o homem e não Deus. Diversos “hinos”, você não sabe se é uma declaração a Deus ou a uma pessoa amada.

Vários “hinos”, não aparecem nenhum dos nomes: Deus, Jesus, Cristo, Espírito Santo, Jeová, Senhor.Músicos e cantores, muitos deles você não sabe se são adoradores ou artistas da música.

Em várias igrejas, o tempo dedicado ao “louvor” é em muito superior ao tempo para a pregação da Palavra.
No Brasil, já surgiram os milionário$ da “música gospel” 

O PRIMEIRO CÂNTICO: DE MOISÉS
O SENHOR é a minha força e o meu cântico; Ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; Ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.

Êxodo 15. 2 (leia os versos de 1 a 18). Pessoa centro do louvor: DEUS. O nome DEUS, aparece 2 vezes
O nome SENHOR, aparece 11 vezes. Este Cântico celebra a vitória de Deus no mar Vermelho contra o poder do Egito. É um hino de louvor e ações de graças a Deus por sua majestade, por seu poderio nas batalhas e pela sua fidelidade ao seu povo. O livramento dos israelitas das mãos dos egípcios prefigura e profetiza a vitória do povo de Deus sobre satanás e o anticristo nos últimos dias; daí, um dos cânticos dos redimidos ser chamado o “cântico de Moisés” Ap 15.3. 

DESEJO DE DAVI: CANTAR LOUVORES A DEUS
(1) SENHOR, quero dar-te graças de todo coração e falar de todas as tuas maravilhas. (2) Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Salmos 9. 1 e 2. Na essência do relacionamento de cada crente com Deus está o dever de louvá-lo. 
O louvor consiste em expressar a Deus nosso apreço por compreendermos o valor dEle. É como agradecer por cada aspecto da natureza divina. Nossa atitude interior se torna uma expressão exterior. Quando louvamos a Deus, a nossa consciência sobre que é Ele é expandida. 

LOUVAR A DEUS COM A ALMA

Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e salmodiarei com toda a minha alma. Salmos 108. 1
O salmista tinha resolvido louvar ao Senhor, e coisa alguma seria capaz de fazê-lo desistir. O poeta sagrado prorrompeu em cânticos e em louvores ao Deus Altíssimo, porquanto seu coração estava fixado nEle, como o Centro e o significado de sua vida. O louvor expressa alegria e reconhecimento do que está além e acima do homem, mas dá ao homem sua razão de vida. 

ANDAR EM TEMOR A DEUS E LOUVÁ-LO

Vós que temeis ao SENHOR, Louvai-o. 
Salmos 22.23a. Hoje, há congregações que adoram ao Senhor apenas exteriormente; aparentam alegria em louvá-lo, e dão a impressão que andam nos seus caminhos; ao mesmo tempo, tais igrejas se conformam com o mundanismo e desprezam o estudo diligente da sua Palavra escrita. Esse tipo de "adoração" é uma ofensa a Deus e uma abominação para Ele. 

ANDAR EM JUSTIÇA E RETIDÃO E LOUVÁ-LO

Cantem de alegria ao SENHOR, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. Salmos 33.1 .
Um convite para adorar a Deus, uma adoração que só é possível para o homem e aceitável para Deus quando surge retidão pessoal. Justos. Um dos vários termos do AT em referência ao povo de Deus; apresenta os fiéis como os que honram a Deus e ordenam a vida, em todas as coisas, segundo a vontade de Deus. Em todos os relacionamentos humanos, cumprem fielmente as obrigações decorrentes, lembrando-se de que o poder e a autoridade (de qualquer tipo: domésticos, sociais, políticos, econômicos, religiosos, intelectuais) devem ser usados para abençoar, não para explorar. 

LOUVAR A DEUS POR MEIO DE JESUS

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13.15 .Em conseqüência da oferta final de Jesus pelos nossos pecados, temos apenas a obrigação de oferecer sacrifícios de gratidão e louvor a Deus (I Pe 2.9). Uma vez que, por causa de seu testemunho a favor do Messias, estes cristãos judeus não mais adoravam com outros judeus, eles deveriam considerar o louvor e os atos de serviço como seus sacrifícios – que poderiam ser oferecidos em qualquer lugar, a qualquer hora. Isto deve tê-los lembrado das palavras do profeta Oséias: “Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios” (Os. 14. 2). 

O EXEMPLO DE JESUS

Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. Lucas 10. 21 . O sucesso da missão dos 70 fez com que Jesus se precipitasse em uma demonstração espontânea adoração no Espírito. Jesus agradeceu a Deus pelo fato de a verdade espiritual estar disponível a todos, não só para as elites. Muitas recompensas da vida parecem ser direcionadas aos inteligentes, aos ricos, aos de boa aparência e/ou aos poderosos, mas o Reino de Deus está disponível a todos, independentemente de posições ou habilidades. Não nos aproximamos de Jesus por meio da força ou da inteligência, mas de uma confiança singela, praticamente infantil. Jesus não se opõe à busca da erudição, opõe-se ao orgulho espiritual (ser sábio aos próprios olhos). Una-se a Jesus, agradecido a Deus por todos nós termos um acesso igual a Ele! Confie na graça de Deus e em sua cidadania no Reino, não em suas qualificações pessoais! 

LOUVAR A DEUS, DE CORAÇÃO

(19) Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, (20) dando graças constantemente a Deus Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Efésios 5.19 e 20. Cantar hinos cristãos é um meio de edificação, ensino, ação de graças e oração (Cl 3.16). O cântico cristão é uma expressão de alegria (v19). O propósito de cantar hinos ou cânticos espirituais, não deve ser passatempo, nem exibição de talentos individuais, mas adoração e louvor a Deus (Rm 15.9-11; Ap 5.9,10). 

LOUVAR A DEUS, COM GRATIDÃO

(16) Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. (17) Tudo o que fizerem, seja em palavra ou ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle, graças a Deus Pai. 
Colossenses 3.16 e 17. A Palavra de Cristo (i.e., as Escrituras, a Palavra de Deus) deve ser continuamente lida, estudada, meditada e assunto de oração, até que ela habite ricamente dentro de nós. Quando isto acontecer, nossos pensamentos, palavras, ações e motivação serão influenciados e controlados por Cristo (Sl 119.11; Jo 15.7; ver I Co 15.2 nota). Salmos, hinos e cânticos espirituais devem ser usados para ensinar a Palavra e admoestar os crentes a viver uma vida de obediência a Cristo. 

OBJETIVO FINAL: LOUVAR A DEUS NA ETERNIDADE
(3) E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações. (4) Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois Tu somente és Santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”. Apocalipse 15.3 e 4. O cântico de Moisés louva a Deus por causa do Seu poder, da libertação que concede e da Sua retidão revelada ao liberar Israel (Êx 15.1-18). Assim também, os crentes perante o trono foram resgatados de um poder ainda mais terrível do que o do Egito, pelo próprio Cristo, maior do que Moisés.

Pr.João da Cruz Parente