quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Barulho (Reteté) é Pentecoste??




Gostaria hoje de esclarecer uma pergunta enviada pelo meu amigo e Presbítero Evaldo. Ele nos enviou a seguinte dúvida: “ Por que os crentes barulhentos se consideram pentecostais?”


Para responder essa pergunta, que por sinal é muito pertinente, lanço outra questão: O barulho é a marca de um cristão pentecostal?


Amigos e leitores, atualmente a marca que evidencia um cristão avivado está no estereótipo da pessoa e não mais na alma e no espírito. Por incrível que pareça, o quanto você mais berra, mais grita, mais se “esperneia”, caí no chão, dança no “espírito” (não sei em qual espírito), mais avivado e pentecostal você é!




A Palavra de Deus é tão clara quanto ao avivamento do Senhor. O avivamento não se caracteriza por aberrações, gritos, milagres, mudanças litúrgicas e etc.... Avivamento é muito mais que isso!

O verdadeiro avivamento é provocado pela Palavra de Deus e resulta na mudança de conduta da pessoa avivada. Tudo em sua vida se faz novo, todas as áreas de sua vida são afetadas e tão logo essa pessoa passa a desenvolver os frutos do Espírito. (Gálatas 5.22-23)


Notemos que os frutos do Espírito Santo são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Observe esses dois últimos frutos). Uma pessoa cheia do Espírito é mansa e possui domínio próprio sobre si, ou seja, não age por impulsos, por emoções, menos ainda por sensações e tem seu temperamento controlado pelo Espírito do Senhor.


Interessante essa “Teologia do Barulho” desenvolvida pelos Neopentecostais. Quem nunca ouviu o famoso jargão: “Pentecostal que não faz barulho está com defeito de fabricação”. Não sei qual a finalidade dessa frase, mas uma coisa é certa: Deus é não surdo!



Deus não é surdo e muito pelo contrário a sua Palavra diz que Ele conhece todos os nossos pensamentos, nossos intentos e nosso coração (Salmos 139), sendo assim não haveria necessidade de “berrar” ao ouvido de Deus, pois o Senhor não procura gritos e sim verdadeiros adoradores que é adorem em Espírito e em Verdade (João 4.24)


Uma coisa é certa essa Teologia do Barulho nada mais é que puro misticismo criado por “cristãos” que não conhecem a Deus e tão pouco a sua Palavra. Chamamos de misticismo o conjunto de normas e práticas que tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus. O problema é que quase sempre, os místicos são induzidos a prescindir da Bíblia e se basear apenas em suas experiências.



Efetuando uma exegese do derramamento do Espírito Santo em Atos 2, verifica-se uma ordem e que os sons estavam legíveis ao público em geral. Disse o médico e historiador Lucas: “E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um ouvia falar na sua própria língua”(AT 2.6)



Lucas destaca que ouve entendimento do que os discípulos de Cristo falavam, por parte dos viajantes que estavam em Jerusalém:”Todos os temos ouvido em nossas própria línguas falar das grandezas de Deus”(v.11). O versículo 13 diz que alguns zombaram do acontecimento, alegando que os discípulos estavam bêbados, isso significa que houve um barulho inelegível?


O versículo 13 indica que alguns não entenderam o agir do Espírito Santo, mas isso não significa um barulho rock-roll, verificado em muitas reuniões pentecostais, que mais se assemelham ao Maracanã em dia de clássico do que um genuíno culto cristão.
Paulo nos alerta em 1 Co 14.23:”Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura que estais loucos?


Paulo demonstra uma preocupação em todo o capítulo 14, que deve haver uma ordem na línguas e profecias no culto, a fim de que todos sejam edificados.


O barulho é característica do culto pentecostal?
a)
O culto pentecostal é racional (Rm 12.2). O culto barulhento, não dá lugar a reflexão e meditação.
b) 
O culto pentecostal tem ordem (1Co 14.40). Essa ordem não é de um cemitério, como dizia Apóstolo Paulo: os dons são exercidos com o propósito de edificar a igreja e não escandalizá-la.
c) 
O principal propósito do culto pentecostal é glorificar a Deus e edificar a igreja (1Co 14.26). Um lugar onde o barulho reina, não há lugar para a Palavra de Deus e nem para a edificação do próximo por meio de palavras inteligíveis.
d) 
Os dons espirituais, quando exercidos segundo as regras estabelecidas pela Palavra de Deus, não causam desordem ou bagunça (1Co 14.29-33);
e) o culto pentecostal é dinâmico, mas há lugar para uma liturgia (1Co 14.26). O culto é feito por homens guiados pelo Espírito de Deus, porém o homem é que oferece o culto, seguindo assim uma ordem(liturgia).



Não podemos negar que a presença do Espírito Santo em nossas vidas abala nossa estrutura corporal. Não posso negar que muitas vezes me exalto quando estou pregando a Palavra do Senhor, entretanto tenho a convicção que Deus não olha a aparência e sim o coração do homem (1 Samuel 16.7)


Deixemos de lado as loucuras dos homens e tentemos compreender a loucura de Deus que é a sua Palavra. (1 Co 1.21)


Pastor Elder Sacal Cunha
Fonte: Blog o Sememador

É Hora de Sairmos de Cima do Muro!!


1 REIS 18: 21 Elias chegou perto do povo e disse: - Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!



Porém o povo não respondeu nada.










Hoje somos cercados pelo pecado da omissão, da indecisão. O tempo todo encontramos na Bíblia a orientação divina ou de seus profetas para que nos posicionemos diante de Deus e do mundo que nos cerca. Obviamente, necessário é sair da zona de conforto e partir para o confronto. Foi essa a atitude do profeta Elias diante da indecisão do povo sobre quem era verdadeiramente Deus: - Até quando vocês vão ficar em dúvida? Essa pergunta é pertinente nos dias de hoje, onde tantas coisas tem ocupado o lugar de Deus em nossas vidas.






Porque o povo estava indeciso?










1º O MEDO DE TOMAR UMA DE DECISÃO – Ficar em cima do muro na vida secular em alguns casos é conveniente, no aspecto espiritual nunca. Deus espera do seu povo uma decisão irreverssível e não negociável. Temos a responsabilidade de nos posicionarmos e não vivermos uma vida ambígua, esquizofrênica, com múltiplas personalidades achando que temos a condição de enganar aquele que nos criou. Você é um cristão em cima do muro?






2º GOSTAVAM DA VIDA MUNDANA – Os códigos morais de Deus são inegociáveis, mas o de Baal e Aserá não. O povo tinha a autorização para viver uma vida promíscua, lotada de imoralidade sexual. Vivendo ao lado de Baal o sentimento de culpa seria menor, ao lado do verdadeiro Deus o confronto e reconhecimento das falhas são inevitáveis. Muitos estão barganhando sua fé em Deus vivendo uma vida como bem entendem ou desejam, até quando? Você tem servido a quem? Baal ou ao Senhor?










3º NÃO ESTAVAM DISPOSTOS A SE POSICIONAREM – Eles estavam apáticos e vivendo numa situação de comodidade e indiferença. Porque eles deveriam adorar ao Deus de seus pais e não a Baal ou Aserá? Hoje fugimos da realidade de encarar o amor de Deus por nós, Deus espera de nós uma posição, você já tomou a sua?






Que essa pergunta não faça parte da sua vida, ATÉ QUANDO? Que neste ano você se decida por amar a Deus abandonando a possibilidade de se agradar das coisas mundanas se posicionando de forma definitiva diante da cruz de Cristo, retribuindo o amor demonstrado por Jesus pela sua vida. Até quando? Espero que em Deus que até hoje somente...






Fonte: blog Genizah http://www.genizahvirtual.com/

 











Pr. Marco Feliciano Deputado Federal?


"Eu tenho um sonho, quero ser Senador e como Senador eu teria uma posição muito estabelecida dentro do país, inclusive eu tive uma chance de sair ao senado agora pelo norte do país, dois estados do norte do país vieram me procurar, bastaria com 3 meses eu me filiar lá, arrumar uma casa, ter um endereço poderia ter saído por lá. Estou saindo pelo Estado de São Paulo e acredito que possamos chegar lá. Queria somente pegar um gancho aqui e falar que eu conto não só com a ajuda de Orlândia, mas com a ajuda da região. Todas as cidades circunvizinhas São Joaquim da Barra, Morro Agudo, Sales Oliveira, Nuporanga, conto com a ajuda de todo mundo. É uma luta mais do que política, é uma luta pela nossa cidade. Quem sabe, depois dessa entrevista eu consiga marcar alguma reunião com alguns prefeitos, vereadores da região. E eles possam me dar uma mão nesse sonho."

(Fonte: Gazeta Popular)






Apesar da entrevista datar de 23/10, o fato para mim é novidade.






Não tenho problemas com pastores na política. Sobre isso, em breve escreverei.
Continuemos a orar pelo pastor Marco Feliciano, para que ele cada vez mais busque conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a sua vida.