segunda-feira, 29 de março de 2010

Exclusivo: Teria o Grupo de Louvor Diante do Trono se Perdido?


Por Matias Borba

Hoje estive lendo novamente um texto publicado no Blog 
Olhar Cristão, do Pb. joão Cruzué onde ele faz uma abordagem sobre o Grupo Diante do Trono e sua atual representação como grupo de adoração e louvor no brasil, LEIA AQUI: O texto faz uma ótima e atualizada análise sobre o caminhos trilhado pelo grupo que, segundo muitos, revolucionou a música evangélica neste País.

O Diante do Trono sem dúvida trounou-se uma referência em questão de qualidade de produção, divulgação e composições, mas ao mesmo tempo que foi crescendo, sua qualidade de composição parece ter ficado no passado por vários fatores. Falar do Diante do Trono não é uma terefa fácil, pois, os "fãs" do grupo, acham que qualquer crítica que se faça a eles, é proveniente de pessoas que detestam o grupo ou que tenha algum preconceito para com o mesmo, o que nem sempre é verdade.

Quando o DT começou com suas gravações, eles eram apenas um grupo de igreja, eu acredito que de fato Deus os abençoou com belas vozes e talentos para fazerem o melhor na área da música, o que ficou evidente nos primeiros trabalho, mas depois de algunas anos, algumas atitudes e posturas adotadas de alguma forma alguma coisa foi perdida e muito prejidicada com isso. Em detrimnento a isso, nos trabalhos mais recentes fica visível que a preocupação com a produção, o uso de mais tecnologia e divulgação parece ter tomado o lugar do persongem principal do grupo, no caso, Jesus.

José e Maria foram à Jerusalém e levaram Jesus com eles. Quando voltaram, apenas depois de três dias, descobriram que tinham deixado Jesus para trás. Foi preciso voltar todo o caminho para encontrá-lo novamente e só assim retomar o caminho de volta a Nazaré. Em alguns momentos de nossa vida com Cristo, nós mesmo erramos o caminho ou nos esquecemos de Jesus de alguma forma, Sei que para muitos o DT não deixou Jesus para tráz, mas em meu ponto de vista é o que fica claro, não apenas pelo fato de não terem a mesma repercusão de antes, mas por alguns motivos secundários que agora parecem ser primários.

Um exemplo de que o caminho trilhado pelo TD não é o de antes, é a perceria com a gravadora Som livre da Globo, todos nós sabemos que essa gravadora é secular e tudo ali gira em torno de lucro e não da exaltação de um Deus. Embora os motivos possam até ser por conta de dificuldades do grupo, não vejo com bons olhos esta parceria, pois o foco do DT pode ter sido perdido e trocado por apenas o desejo do lucro.

Outro exemplo de que o caminho trilhado agora pelo DT é a lucratividade são os shows realizados por seus integrantes como o Próprio André Valadão, que agora prega que cada showm é um culto e com este pensamento, agora faz até apresentações em eventos 
católicos e com grupos católicos(LEIA AQUI). Sem contar que o mesmo também tem parceria com a gravadora que agora quem sabe irá bancar o DT.

Com isso, será que o DT deixou Jesus para tráz e seguiu seu próprio caminho? Pode ser! E o que abaliza esta crítica construtiva são as próprias posturas adotadas pelo grupo. Depois dos primeiros trabalhos muita coisa mudou, e entendo que qualquer grupo músical pode ter lá suas mudanças, mas as mudanças do DT não foram apenas em relação a tecnologia empregada em suas produções, mas também em suas composições que não são mais as mesmas.

Penso que de fato na busca por melhores produções e tecnologia de ponta, o grupo esqueceu-se do principal que é a unção quem vêm do alto, e mesmo que isso seja inconsciente o resultado fica evidente em cada novo trabalho. Para uma volta ao principio de tudo se faz necessário reconhecer eros e um verdadeiro arrependimento, o que pode ser difícil pois quando a fama, o poder e as honrarias são muitas, fica difícil voltar atráz e reconhecer o erro, correndo assim o risco de perder o lucro agora adiquirido.

Espero realmente que o grupo abra os olhos para isso, infelizmente, os maiores grupos, pastores e pregadores dete País que cresceram muito, tem enorme dificuldade em reconhecer seus erros, e um simples texto como este pode ser visto como crítica de quem não tem compromisso em receber a tal verdade que tanto é divulgada no mundo gospel que impera neste País. O reconehcimento de erros, mudanças de caminhos e arrependimento é que faz de fato que a glória da segunda casa seja maior que a da primeira.