sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

BBB Bestialidade Completa



Serei, de repente, até austero. Que me perdoem os fãs do BBB, mas assistir a um reality show como o Big Brother Brasil é, no mínimo, emburrecedor, é bestial ao nosso cérebro!

Desaprende-se, com tamanha imbecilidade! Enquanto milhões de telespectadores se paralisam frente à telinha, centenas de crimes são cometidos país afora. Estará o Grande Irmão se formando ao nosso redor, na penumbra da nossa percepção?

Muita observação, cobrança – perda de privacidade, perda de moral! Localização via GPS (Global Positioning System), que informa as coordenadas no globo onde estamos, conversação por vídeo, bina, torpedo através do celular, scraps no Orkut, emails pela Internet. Quando vamos saciar o voyerismo humano?

George Orwell, em sua obra intitulada, 1984, construiu uma crítica inteligente aos sistemas totalitaristas quando criou o Big Brother (Grande Irmão), ou seja, um sistema de vigilância total dos cidadãos por um governo previsto por ele para a época dos anos 80.

O Grande Irmão, cujas fotos eram espalhadas pelas cidades em enormes cartazes, zelava pelo seu povo e dizia o que eles podiam pensar ou fazer. Toda residência continha pelo menos uma “tele-tela”. Um aparelho que ao mesmo tempo era emissor e receptor de imagens e som, filmando os indivíduos todo o tempo e passando programas do governo em sua casa.
O Big Brother Brasil (sei que há o formato em vários outros países do Mundo, mas vivemos no Brasil, por isso o BBB) tornou-se uma ferramenta utilizada pelo Sistema para ludibriar a população e, inclusive, deixá-la ainda mais pobre. Os milhares de reais gastos com ligações telefônicas para eliminar um participante são bastante expressivos, além da montanhosa expressão numérica de valores cobrados quando somados os centavos em Real oriundos dos impostos.

Quem ganha com isso são as emissoras de televisão (inclusive as concorrentes), as operadoras de telefonia, as editoras de jornais e revistas. Para se enviar torpedo é preciso ter crédito no celular, sem falar da energia elétrica consumida durante a exibição do programa. Haja R$!!! E o salário mínimo, mínimo! O desemprego, cresce! A fome, assola!

A quem realmente interessa o BBB, se não, aos poderosos? Quem está por detrás deste Grande Irmão, afinal? Seria algum ditador (quem afirma que ainda não vivemos este regime?)?, algum líder, alguma instituição, alguma religião, algum partido político?

Penso que, o BBB que deixa as pessoas que o assistem, burras, ignorantes, débeis, cabestreadas, manipuladas é uma das piores porcarias já transmitidas pela TV brasileira. Lá na casa eles não discutem leis, saúde, educação, segurança, tecnologias, investimentos financeiros. Ao contrário: falam de pênis, de masturbação, de sexo. Até quando continuaremos a ser torturados?

Enquanto paramos frente à TV para perdermos nosso tempo assistindo àquela manobra intitulada “reality show”, esquecemos que na “REALIDADE DA VIDA”, há pessoas sendo assassinadas em todo momento, há gente gemendo nos corredores dos hospitais implorando um atendimento, há maus políticos roubando o nosso dinheiro, há crianças passando fome nos barracos das favelas.

Esta política de pão e circo adotada no Brasil é que deixa a população sem cultura, sem educação. E a história se repete ao longo dos tempos. Já era assim na antiguidade. O imperador romano usava as lutas dos gladiadores para distrair o povo, fazendo com que eles viessem esquecer os problemas sociais, impedindo assim que se levantassem revoltas contra o governo.

Estaremos para sempre reféns da nossa própria ignorância enquanto não despertarmos para o verdadeiro Reality Show e ficarmos presos a tantos BBBs. basta! Chega desta politicagem brasileira que nos atordoa. Vamos à luta, brasileiros! Avancemos!

Falemos de crise financeira mundial sim, mas sem deixarmos de produzir, se não formos criativos, contribuiremos para a extensibilidade da mesma; comentemos a guerra na Faixa de Gaza, mas peçamos a Deus a paz interior para que não entremos em conflito conosco mesmo; leiamos um bom livro, assistamos a um bom filme, conversemos, enfim, vamos viver tudo o que há pra viver sim, conforme cita a música interpretada por Lulu Santos, mas lembrando que “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”, ou seja, há muita coisa que podemos fazer para substituir tamanhas asneiras que vemos ao assistir BBB...

"Caminhos da India"





A novela “Caminhos da Índia”, que entrou no ar há poucos dias, tem os ingredientes costumeiros dos folhetins globais: triângulo amoroso, adultério, distorção da realidade (a Índia deles é só beleza), futilidade e estímulo à dissolução do casamento. Esses já são motivos mais que suficientes para que pessoas sensatas (especialmente cristãos) não percam seu tempo precioso em frente ao televisor num horário em que milhões deixam de entreter relacionamento verdadeiro com a família ou de ler um bom livro para se emocionar com os personagens novelescos. 

No que diz respeito a “Caminhos da Índia”, os cristãos deveriam ter outras preocupação: a novela está servindo de “recurso missionário” para os valores e crenças do hinduísmo, com seus milhões de deuses que são adorados das mais diversas maneiras. Cada um tem o direito de divulgar as ideias que bem entende (faço isso aqui no blog), mas não devemos esquecer de que, quando o personagem é evangélico, as novelas da Globo não perdem a chance de apelar para o deboche e o estereótipo.

Que tal aproveitar a deixa e parar de ver novela (se é que você faz isso)? E mais: desligando o televisor na hora do folhetim, os cristãos brasileiros estariam manifestando sua opinião contrária à parcialidade religiosa da emissora. 

Mas, se você não liga pra isso, continue vendo sua novelinha...

Extraído do blog Notícias Cristãs.