quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Esboço: Os navios que se quebram em Eziom-Geber




Texto base: 1Reis 22:49

E fez navios para Tarsis, para irem a Ofir por causa do ouro; porem não foi, porque os navios quebraram em Eziom-Geber.

Josafá: Filho de Asa que sucedeu seu pai como rei de Judá reinou de873 a.C a 848 a.C, Josafá recebeu uma excelente herança de seu pai Asa, o qual nos primeiros anos de seu reinado demonstrou um espírito renovador em busca de Deus. Ele atacou a idolatria pagã e enviou mestres ao povo para ensinar-lhe mais a respeito de Deus, e em tempo de perigo confiou no Senhor e suplicou ajuda de Deus.

Ofir: Região de onde Davi e Salomão obtinham ouro, sua localidade não sabe o certo uns diz ser numa ilha situada no mar vermelho; outro diz que era na Índia, e outro diz que era na África ou na Somália e outros diziam que era na Arábia, na terra de Sabá.

Eziom-Geber: Local entre a moderna cidade de Eilat, em Israel, e a moderna cidade de Acaba, no Jordão, onde o rei Salomão construiu um porto. (Nm. 33:35-36/ Dt. 2:8) Fala: Que era situada na margem norte do golfo de Acaba – braço leste do mar Vermelho – Eziom-Geber é primeiramente mencionada na bíblia como o último lugar de parada do povo israelita antes de chegar a Cades-Barnéia. (1Rs. 9:26;10:22/2Cr. 8:17) Fala: A notoriedade de Eziom-Geber deu-se durante a época de ouro de Israel, sob o reinado de Salomão. No local, Salomão construiu um porto de onde frotas de navios navegaram para portos estrangeiros, ao longo das costas da África a da Arábia. (1Rs. 10:11,22) Fala: Entravam pelos estaleiros de Eziom-Geber ouro de Ofir, mármores, especiarias, pedras preciosas, madeira, macacos e babuínos.

Introdução:

- Estes navios podem muito bem representar idéias da vida, projetos, planos, esperanças, expectativas do coração, desejos, anelos, trabalhos, sonhos, objetivos, metas e etc.

- Quem já não foi assaltado, impactado, abatido com algum ideal, esperança ou trabalho que ruiu diante do inesperado?

- Você esperava ir a Ofir para buscar ouro, construir com tanto zelo os navios, mas infelizmente os mesmos se quebraram no cominho do grande projeto.

Fatores que levam o nosso Navio há Naufragar?

1- Ventos contrários (forças externas) Lc: 8:22

2- Peso do navio (o que esta dentro do navio) Hb. 12:1/ Jn. 1:12

3- Rochedos submersos (o que não se vê)

4- Uso de material sem resistência para a construção do navio.

5- Falha de engenharia.