quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Grupo Diante do Trono perdeu o Caminho??



Por Matias Borba

Hoje estive lendo novamente um texto publicado no Blog Olhar Cristão, do Pb. joão Cruzué onde ele faz uma abordagem sobre o Grupo Diante do Trono e sua atual representação como grupo de adoração e louvor no brasil, LEIA AQUI: O texto faz uma ótima e atualizada análise sobre o caminhos trilhado pelo grupo que, segundo muitos, revolucionou a música evangélica neste País.

O Diante do Trono sem dúvida trounou-se uma referência em questão de qualidade de produção, divulgação e composições, mas ao mesmo tempo que foi crescendo, sua qualidade de composição parece ter ficado no passado por vários fatores. Falar do Diante do Trono não é uma terefa fácil, pois, os "fãs" do grupo, acham que qualquer crítica que se faça a eles, é proveniente de pessoas que detestam o grupo ou que tenha algum preconceito para com o mesmo, o que nem sempre é verdade.

Quando o DT começou com suas gravações, eles eram apenas um grupo de igreja, eu acredito que de fato Deus os abençoou com belas vozes e talentos para fazerem o melhor na área da música, o que ficou evidente nos primeiros trabalho, mas depois de algunas anos, algumas atitudes e posturas adotadas de alguma forma alguma coisa foi perdida e muito prejidicada com isso. Em detrimnento a isso, nos trabalhos mais recentes fica visível que a preocupação com a produção, o uso de mais tecnologia e divulgação parece ter tomado o lugar do persongem principal do grupo, no caso, Jesus.

José e Maria foram à Jerusalém e levaram Jesus com eles. Quando voltaram, apenas depois de três dias, descobriram que tinham deixado Jesus para trás. Foi preciso voltar todo o caminho para encontrá-lo novamente e só assim retomar o caminho de volta a Nazaré. Em alguns momentos de nossa vida com Cristo, nós mesmo erramos o caminho ou nos esquecemos de Jesus de alguma forma, Sei que para muitos o DT não deixou Jesus para tráz, mas em meu ponto de vista é o que fica claro, não apenas pelo fato de não terem a mesma repercusão de antes, mas por alguns motivos secundários que agora parecem ser primários.

Um exemplo de que o caminho trilhado pelo TD não é o de antes, é a perceria com a gravadora Som livre da Globo, todos nós sabemos que essa gravadora é secular e tudo ali gira em torno de lucro e não da exaltação de um Deus. Embora os motivos possam até ser por conta de dificuldades do grupo, não vejo com bons olhos esta parceria, pois o foco do DT pode ter sido perdido e trocado por apenas o desejo do lucro.

Outro exemplo de que o caminho trilhado agora pelo DT é a lucratividade são os shows realizados por seus integrantes como o Próprio André Valadão, que agora prega que cada showm é um culto e com este pensamento, agora faz até apresentações em eventos católicos e com grupos católicos(LEIA AQUI). Sem contar que o mesmo também tem parceria com a gravadora que agora quem sabe irá bancar o DT.

Com isso, será que o DT deixou Jesus para tráz e seguiu seu próprio caminho? Pode ser! E o que abaliza esta crítica construtiva são as próprias posturas adotadas pelo grupo. Depois dos primeiros trabalhos muita coisa mudou, e entendo que qualquer grupo músical pode ter lá suas mudanças, mas as mudanças do DT não foram apenas em relação a tecnologia empregada em suas produções, mas também em suas composições que não são mais as mesmas.

Penso que de fato na busca por melhores produções e tecnologia de ponta, o grupo esqueceu-se do principal que é a unção quem vêm do alto, e mesmo que isso seja inconsciente o resultado fica evidente em cada novo trabalho. Para uma volta ao principio de tudo se faz necessário reconhecer eros e um verdadeiro arrependimento, o que pode ser difícil pois quando a fama, o poder e as honrarias são muitas, fica difícil voltar atráz e reconhecer o erro, correndo assim o risco de perder o lucro agora adiquirido.

Espero realmente que o grupo abra os olhos para isso, infelizmente, os maiores grupos, pastores e pregadores dete País que cresceram muito, tem enorme dificuldade em reconhecer seus erros, e um simples texto como este pode ser visto como crítica de quem não tem compromisso em receber a tal verdade que tanto é divulgada no mundo gospel que impera neste País. O reconehcimento de erros, mudanças de caminhos e arrependimento é que faz de fato que a glória da segunda casa seja maior que a da primeira.