terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Porque sofre o Justo!




Esta manhã, me perguntei... porque neste evangelho que vivemos, muitos insistem em rasgar da Bíblia o livro de Jó, dizendo que o Cristão não pode Sofrer?

Uma das várias características do sofrimento, é a verdadeira proximidade de Deus com o homem. Cada vez que pagamos um alto preço na terra, em meio aos Vales e desertos, Deus revela sua faceta a nós.

Só conhece o caráter de Deus , quem em meio a um grande sofrimento, aonde se esgotarão os recursos humanos, Deus revelou a sua providência divina.

Jó exclama algo em meio a catástrofe vívida que me chama a atenção:
Ele disse: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (42.5-6).

Neste drama, é digno observar que Deus não fala diretamente a Jó. Ele não diz: “Jó, a razão por que você está sofrendo é esta ou aquela”. Pelo contrário, no mistério deste profundo sofrimento, Deus responde a Jó revelando-se a Si mesmo.

Esta é a sabedoria que responde à questão do sofrimento — a resposta não é por que tenho de sofrer deste modo particular, nesta época e circunstância específicas, e sim em que repousa a minha esperança em meio ao sofrimento.

A resposta a essa questão provém claramente da sabedoria do livro de Jó: o temor do Senhor, o respeito e a reverência diante de Deus, é o princípio da sabedoria. Quando estamos desnorteados e confusos por coisas que não entendemos neste mundo, não devemos buscar respostas específicas para questões específicas, e sim buscar conhecer a Deus em sua santidade, em sua justiça e em sua misericórdia.

Esta é a sabedoria de Deus que se acha no livro de Jó.
Portanto, por maior que seja a dor da perca, do sofrimento, da angústia.
Fique firme, permaneça fiel. Os propósitos de Deus para a sua vida não mudaram.

Paulo escreve algo que nos faz refletir:

11:Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
13 Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses: 4:11-13

Julio Cesar.
www.ministeriojuliocesar.com.br