terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Amigos! Porque nos abandonam?




Conviver com o abandono e a exclusão não é fácil. Há momentos difíceis que passaremos só, sem ajuda e a solidariedade de ninguém.

A Rejeição em um período de dificuldade, dói na alma, a falta de um ombro amigo nos fazem querer desistir. Fomos criados para viver em uma coletividade, a a falta de afeto torna desesperador.

Precisamos de alguém que nos ajude a carregar a Cruz. A cena do caminho do Gólgota, o sofrimento de um homem rumo ao monte Caveira nos descreve esta situação.

Imagina, se não fosse Simão da cidade de Cirene, que foi de acordo com os Evangelhos sinópticos,  foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus Cristo, até local onde o mesmo foi crucificado. 
Um desconhecido, que naquele momento fatídico, aliviou o sofrimento do Nazareno. 

Jesus a caminho de ser entregue a morte nos ensinava que:
Ser abandonado, é algo que fará parte do enredo da nossa história.
Jesus de Nazaré passou por isto e venceu, vejamos:

Na hora mais difícil, Jesus clamou pelos amigos, mas eles dormirão. "E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?" Mateus 26:40

Um pouco antes, Pedro havia dito que jamais abandonaria Jesus e até morreria por ele. Entretanto, não conseguiu ficar acordado para orar com Jesus quando ele mais precisava. Durante a última ceia no senáculo, todos estavam dispostos a dar a vida pelo Mestre. O que ocorreu com toda aquela coragem. 

Jesus carecia de amigos, tanto que ele pediu aos seus discípulos no Jardim do Gêtsemani
"Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo." Mateus 26:38 

Estes momentos de solidão, são necessários para aprendermos e crescermos.
Só teremos maturidade espiritual, se entendermos  que Deus permitirá o abandono, para atingirmos a plenitude espiritual diante dele.

A solidão nestes momentos, nos torna mais dependente de Deus e do seu doce Espírito Santo.
Jamais estaremos abandonado, pois o consolador está sempre conosco nos ajudando e fortificando a nossa fé.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. O espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” - João 14:16 e 17. 

O próprio Jesus nos afirmou Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. “ João 16:33

Julio Cesar.
www.ministeriojuliocesar.com.br