quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Possuídos pela Síndrome de Caim


E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; 
acaso sou eu guardador do meu irmão? Gênesis 4:9






Tenho acompanhado uma chacina no meio do povo de Deus. Difamação, calúnias, perseguições. Ovelhas se matando, usando a boca que deveria ser usada para pregar a palavra de Deus para matar e jogar no inferno o seu próprio irmão.

O desatino que Caim cometeu, matando Abel, pode ser cometido por nós em outras formas e dimensões. Matamos pessoas quando as difamamos, quando as excluímos da nossa convivência, quando lhes negamos o perdão ou a oportunidade, quando as rotulamos impiedosamente. Enfim, há muitas maneiras de se liquidar alguém, seja em nosso coração ou no dos outros.

Essa “síndrome de Caim” que acomete muitos crentes hoje, começa com um relacionamento superficial com Deus, se agrava quando damos lugar aos complexos e à inveja, mas se torna uma calamidade em nosso interior quando assumimos a ADMISSÃO DA TRAIÇÃO E DA ANULAÇÃO DO OUTRO COMO MECANISMO LEGÍTIMO DE DEFESA. Caim foi capaz de enganar e matar seu irmão Abel, pensando que com isso resolveria o seu problema. O veneno da amargura o levou a perder completamente a noção do equilíbrio. Diz a Bíblia: “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou” (Gn 4:8).

Como eu já disse, podemos matar sem derramar sangue: matar para os outros através de fofocas e calúnias, matar em nosso interior (excluindo as pessoas das nossas perspectivas). Quando destruir a imagem do outro parece nos aliviar e ser o mais justo, já estamos no nível do pecado e prestes a colher as consequências que ele sempre traz. Nesse nível, ou entramos numa profunda experiência de arrependimento, ou causaremos muitos danos a nós mesmos e ao corpo de Cristo.

“Todo o que odeia a seu irmão é homicida, e vós bem sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele” (I João 3:15).

Quem anda nesse caminho é tomado por um louco SENTIMENTO DE IRRESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO À VIDA ALHEIA. A pessoa que está dominada pela síndrome de Caim perde completamente a consciência da interdependência do corpo de Cristo. Sua mentalidade passa a ser “cada um por si”. Ela abdica, como se fosse possível, da responsabilidade pela integridade do outro. A Bíblia nos dá o seguinte relato: “E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; acaso sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4:9).

Nossos templos parecem a sinagoga dos Judeus, só entra perfeitos, uma santidade movida a hipocrisia. Os maiores preconceituosos estão dentro das nossas igrejas travestidos de cristão. Não entendem que igreja é lugar de pecadores.

Eu lhe pergunto: Se alguém assumir uma homossexualidade dentro da sua igreja hoje, o que acontece?
Na maioria das denominações, expulsam ele... não há espaço para recuperá-lo e mostrar que o verdadeiro evangelho transforma.
Muitos crentes que cometeram adultério, outros que carregaram por anos a marca do pecado em suas vidas, tiveram que ir embora de suas igrejas, pois foram execrados por uma maioria que se diz cristão.

Diferente de Jesus que mesmo antes de subir ao céu, foi buscar os perdidos no caminho de Emaús.

Precisamos cuidar, medir as nossas palavras e atitudes pois corremos o sério risco de ser culpado pelo sangue de alguém. Preguemos o evangelho que salva e transforma o pecador. Gere filhos, não seja apenas um frequentador de instituição mas sim a igreja do senhor. Pois ele escreve:

"Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." João15:16

Julio Cesar