segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bibilia regra de Fé


2Timóteo 3.15
1. INTRODUÇÃO
A Bíblia não nasceu Bíblia. Foi-se tornando. Ela é uma testemunha narrativa da ação de Deus na vida dos seus filhos. Em momentos específicos, Ele levantou líderes (ativistas como Moisés, juízes como Samuel, reis como Davi, profetas com Isaías, evangelistas como Marcos, apóstolos como Paulo) para conduzir/despertar esses Seus filhos com palavras/ações vindas dEle.
As falas de/sobre Deus, as ações de seus filhos e as ações dEle foram registradas em forma oral e escrita. Aos poucos, esse material foi se transformando em uma série de livros, que circularam entre o povo de Israel e depois entre os primeiros cristãos, compondo a Bíblia, que é, pois, Ação e Palavra de Deus.
2. A BÍBLIA COMO GUIA
Portanto, a Bíblia é o guia de Deus para o homem. Ao longo da história, bilhões de pessoas têm moldado suas vidas por ela. Hoje, também.
2.1. A Bíblia é guia para a salvação — 2 Tm 2.3-6
O tema da Bíblia é Jesus Cristo, o Salvador.
O objetivo da Bíblia é apresentar de Jesus Cristo, o Salvador.
O desejo do Autor da Bíblia é que os seus leitores sejam salvos.
Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo (2 Tm 2.3-6)
Só sabemos de Jesus o que a Bíblia nos diz. Você quer conhecer a Jesus?Leia a Bíblia.
2.2. A Bíblia é guia para uma vida justa — Mt 5.43-48
A Bíblia é um relatório completo dos padrões de Deus para a vida dos seus filhos. Neste sentido, é um manual prático.
Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem, para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.
(Mt 5.43-48)
O desejo de Deus para seus filhos é muito elevado: que sejam perfeitos com Ele é perfeito. Este é o nosso Deus: ele não reservou a perfeição apenas para Si mesmos; Eles nos quer perfeitos como Ele. Para tanto, legou-nos a Sua Palavra. Quem conseguir cumprir as regras do manual será perfeito.
2.3. A Bíblia é guia para a doutrina correta — 2 Tm 4.1.4
A Bíblia é um retrato da mente de Deus. Se você quem conhecê-la, leia a Bíblia.
Quando não lemos a Bíblia, seguimos a nós mesmos ou a autores que elegemos.
Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2 Tm 4.1.4)
Quando seguimos a nós mesmos ou aos autores que elegemos, nós nos afastamos de Deus. Foi isso, por exemplo, que fez o povo de Israel, quando, em lugar de seguir a Deus, preferiu seguia a Arão: fez para si mesmo um bezerro de ouro.
É absolutamente incrível a capacidade humana de pensar, o que é prova de sua imagem-semelhança de Deus. No entanto, é triste ver esta capacidade usada para a confecção do erro, mesmo no plano religioso e até mesmo a pretexto da Bíblia.
Você quer saber se algo que você ouviu está certo, leia a Bíblia. Você quer saber se uma idéia que você está tendo está correta, leia a Bíblia.
2.4. A Bíblia é guia de encorajamento — Salmo 121.3-4
A Bíblia é uma sucessão de imagens do coração pulsante de amor, que é o coração de Deus. Quando vemos o Ele fez com seus filhos no Antigo e no Testamento, podemos ter certeza que fará o mesmo conosco. Nossos antepassados seguiram por vales de morte, mas não ficaram lá, como nós também não ficaremos.
O meu socorro vem do Senhor,
que fez os céus e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé;
aquele que te guarda não dormitará.
Eis que não dormitará nem dormirá
aquele que guarda a Israel.
(Salmo 121.3-4)
Dito de outro modo,
Meu Senhor é um Deus que não dorme,
como um guarda que jamais cochila.
Firmada nEle, minha fé não morre.
Seguindo com Ele, meu pé não vacila.
Este é o Senhor eterno que me socorre.
Você está desanimado? Leia a Bíblia. Está sem perspectivas? Leia a Bíblia.
3. NOSSAS DIFICULDADES EM LER A BÍBLIA
Sabemos disto, mas lemos pouco e mau a Bíblia.
3.1. Intelectualmente, podemos considerá-la:
. IRRELEVANTE, CADUCA — Achamos estar superada em relação aos avanços científicos e as decisões morais contemporâneas. O que pode ela nos dizer sobre namoro virtual?
. INSUFICIENTE — Achamos não ter o que procuramos. O que tem a dizer, por exemplo, sobre doação de órgãos?
. LONGA DEMAIS — Achamos que jamais terminaremos sua leitura. Afinal, é um livro de 66 livros e cerca de 2 mil páginas, conforme a edição. Nestas páginas, há listas enormes de nomes e muitas repetições.
. DIFÍCIL DEMAIS — Achamos seu vocabulário muito elevado e as culturas que descreve muito diferentes da nossa. Veja se você entende o seguinte texto de Isaías 7.23-25, na tradução que eu uso?
Sucederá também naquele dia que todo lugar, em que antes havia mil vides, do valor de mil siclos de prata, será para sarças e para espinheiros. Com arco e flechas entrarão ali; porque as sarças e os espinheiros cobrirão toda a terra. Quanto a todos os outeiros que costumavam sachar, para ali não chegarás, por medo das sarças e dos espinheiros; mas servirão de pasto para os bois, e serão pisados pelas ovelhas.
Quando a Bíblia foi escrita, não havia luz elétrica, e tudo o que dela depende (como geladeira ou ventilador). Não havia telefone. Não havia automóvel. Não havia computador. Não havia casas como as de hoje. Não se usavam roupas como as de hoje.
. PROFUNDA DEMAIS — Você acha que Paulo é muito profundo demais, quando manda entregar um pecado a Satanás ou quando diz que todos fomos predestinados? Não se assuste. O apóstolo Pedro também achava.
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2 Pd 3.15-16)
3.2. Existencialmente, podemos considerá-la:
. COMPROMETEDORA DEMAIS E TER MEDO DE LÊ-LA.
Ela pode me pedir para ir por todo o mundo (Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos — Mt 28.19,20
), mas eu não quero sair de onde estou.
Ela pode me pedir para contribuir financeiramente com alegria para o sustento da casa e da causa de Deus (Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. — 2 Co 9.7), mas eu sou um mão-fechada para as coisas do Reino de Deus.
Ela pode me pedir para eu colocar minhas habilidades a serviço de Cristo (E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. — Ef 4.11-12), mas eu prefiro apenas assistir ao “espetáculo” preparado pelos outros.
Ela pode me pedir para caminhar uma segunda milha com quem me faz mal (Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. — Mt 5.39-41), mas eu acho isto completamente antinatural.
Ela pode me pedir para me encher do Espírito Santo (

3.3. Para não lê-la, podemos alegar:
. FALTA DE TEMPO, pela vida agitada que levamos. Deus tem algo a nos dizer na agitação da vida, mas não permitimos que Ele fale.
. FALTA DE DISCIPLINA, para organizar adequadamente nossos tempos pessoais.
. FALTA DE CONHECIMENTO, que nos leve ao enriquecimento com a sua leitura.

4. NOSSAS POSSIBILIDADES PARA LÊ-LA
4.1. Intelectualmente — Hb 4.12
A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

A Bíblia não é irrelevante. Não é um livro como qualquer outro; antes, é um livro que nos penetra.
A Bíblia não é superada. Como não é livro de ciência, que muda a cada dia, nem de filosofia, que é necessariamente subjetiva, continua atual.
A Bíblia não é insuficiente. Ela trata do que é importante e atemporal
A Bíblia não é volumosa quanto parece, pois ela só registra parte do que precisava ser registrado (E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.
– Jo 21.25); ademais, pode ser lida em partes com grande proveito.
A Bíblia não é difícil, quando são usados recursos de auxílio à leitura, como versões diferentes (como a Bíblia na Linguagem de Hoje ou a Nova Versão Internacional) e edições anotadas (como Bíblia Anotada Mundo Cristão, Bíblia de Estudo Vida, Bíblia de Estudo de Genebra)
A Bíblia é profunda, não há como negá-lo, mas o profundo é que é bom. Chega de superficialidade!

4.2. Existencialmente — Dt 4.24 x Dt 4.30-31
Deus tem expectativas a nosso respeito, mas tem elogios ao nosso desempenho.
Deus pede compromisso, mas oferece promessas.

Dt 4.24 — Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso.
Dt 4.30-31 — Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz; porquanto o Senhor teu Deus é Deus misericordioso e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do pacto que jurou a teus pais.

4.3. Metodologicamente — Sl 1.2
[Bem-aventurado o homem que] tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

FALTA DE TEMPO — É um erro viver na agitação e na competição. Há tempo para tudo nesta vida (Ec 3), mas por vezes atropolamos tudo e não fazemos as coisas como devem ser feitas. Tempo é uma questão de prioridade.

FALTA DE DISCIPLINA — A disciplina é uma meta para a vida como um todo. Veja um horário, um estilo, e organize a sua vida.

FALTA DE CONHECIMENTO –Procure se superar. Não se contente com a sua falta de conhecimento. Não perca os tesouros escondidos sob seu braço (ou colocados sobre suas pernas). Leia a Bíblia.
Matricule-se na Escrita. Use o Diário de Crescimento Cristão. Anote os sermões. Ponha perguntas na caixa de sugestões. Venha estudar a Bíblia na quarta-feira. Forme um núcleo de estudo bíblico em sua casa.

5. CONCLUSÃO
Para conhecer a Deus, precisamos ler a Sua Palavra.
Para viver uma vida digna deste nome, precisamos conhecer os padrões de Deus, que estão na Sua Palavra.
Para saber o que cremos, precisamos estudar o que Deus nos tem ensinar por Sua Palavra.
Para sermos encorajados/fortalecidos por Deus, precisamos permitir que Ele nos fale por Sua Palavra.


FONTE: http://luissaro.wordpress.com/
Escritor Luis Saro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"é um prazer ter e ler o seu comentário"