sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

É lícito Pastor Ganhar ser Assalariado pela Igreja?








Como já escrevi inúmeras vezes o ministério pastoral não é nada fácil. Cotidianamente os pastores lidam com situações extremamente complicadas onde dor, angústia e ansiedade se fazem presentes. Sem sombra de dúvidas os Ministros do Evangelho ao conduzirem o rebanho de Cristo desenvolvem um árduo e penoso trabalho. Se não bastasse isso, eles necessitam esmerar-se no estudo da Bíblia, dedicar-se com afinco a oração e piedade, aconselhar os tropegos, admoestar os insubmissos, além de treinar e fazer discipulos ensinando-as a guardar no coração a sã doutrina.

O pior disso tudo, é que parte da igreja não reconhece o valor do pastor. Na verdade alguns irmãos não tratam de seus pastores como deveriam. Vez por outra eu recebo emails ou ouço de algumas pessoas criticas relacionadas ao salário dos pastores. De fato, existem alguns pastores que vivem nababescamente usufruindo do dinheiro do povo de Deus, no entanto, a esmagadora maioria dos líderes cristãos lutam com dificuldade para sustentar suas famílias. Sei de incontáveis histórias de homens de Deus que trabalham duro fazendo tendas, visto que a igreja que pastoreia não valoriza o seu serviço pastoral pagando-lhe um salário digno.

Ora, assim como os membros de sua igreja o pastor precisa pagar suas dividas, saldar seus impostos, vestir seus filhos, pagar escola, comprar material escolar, e tantas outras coisas mais. No entanto, parece que parte da igreja de Cristo encontra-se anestesiada quanto as necessidades de seus líderes espirituais, mesmo porque, para alguns o pastor não deveria receber salário.

A Bíblia ensina que quem ministra do altar deve viver do altar. "Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho." 

Caro leitor, a orientação do Senhor é clara em afirmar que os que anunciam o evangelho que vivam dele. Além disso, as Escrituras afirmam que os “Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário” ( Timóteo 5:17-18)
Diante do exposto, acredito que a Igreja de Cristo deva tratar com amor, respeito e consideração àqueles que no Senhor os tem presidido. Lidar com desdém e desprezo o salário de homens de Deus que dedicam suas vidas a oração, ensino e pastoreio de vidas é opor-se aos ensinamentos dos apóstolos.
TEXTO: Renato Vargens
Blog: Púlpito Cristão

5 comentários:

  1. PREZADO AMIGO EU SOU UM DOS QUE CRITICA A RESPEITO DOS PaSTORES QUE VIVEM aS CUSTAS DOS DIZIMOS E OFERTaS QUE OS IRMãOS DÃO PARa A OBRa DO CRIADOR EVIDENTE QUE CONCORDO DESDE QUE OS PASTORES TRABALHEM MESMO DE FATO Na OBRA, TODAVIA É ..., A POLEMICA QUE TRAZ CONFUSÃO A RESPEITO DESSE FATO É QUE NÃO SEJE TÃO ALTO O SALÁRIO PQ EXISTE PASTORES QUE GaNHAM CERCA DE 3,000 A 30,000 MENSAL E NÃO CONDIZ C/ O ESFORÇO FISICO E NEM INTELECTUAL PRA TAMaNHO ORDENADO. VEDE OS FIÉIS QUE CONTRIBUI FIELMENTE NA MaIORIA VIVEM NO MÁXIMO DE UM SALáRIO E TRABALHaM C/ NUNCA PRA CONSEGUIR ISSO. PRA FINALIZAR ISaIAS 56, 11

    ResponderExcluir
  2. ESPOSA DE PASTOR TAMBEM É ASSALARIADA?

    ResponderExcluir
  3. Acho que pastor deve sim receber pelo trabalho que faz sim pois é uma renuncia constante, está certo que foi uma escolha mais como citado acima o pastor tem q vestir, comer, colocar seus filhos em escolas, etc. Pois apesar de homem de Deus o pastor é humano tendo vontades e desejos, é claro tbm que este renuncia a muitas de suas vontades mais Deus nos fez assim, sentimos vontades de darmos o melhor a nossos filhos, sentimos vontades de usar uma roupa boa em ter coisas boas, sendo que coisas boas tem preço e muitas vezes o preço é alto, eu não sou pastora e não tenho desejo de ser, porém se Deus fez Salomão ser tão rico que até constuiu um palácio cheio com especiarias e muitissimo ouro, pq não nossos pastores e líderes e até nós povos de Deus não possamos usufruir da riqueza deste mundo, claro que sem roubar e sem ferir a integridade de ninguém, mas existem também alguma minoria que utiliza da bondade de seus servos exploram a estes servos, mas uma coisa é clara, tudo que está em oculto Deus fará ser conhecido então o problema não é daquele que dá de coração mais daquele q rouba pois Deus não o deixará impune disso então devolvo sim meu dízimo e minha oferta pois sei que Deus já me abençoou grandemente.

    ResponderExcluir
  4. TENHO TIDO MUITAS DÚVIDAS SOBRE ESTE ASSUNRO POIS PENSO Q TODA IGREJA DEVERIA TER IGUALDADE,POIS POR MUITAS VEZES TEM MEMBROS DENTRO DAS IGREJAS PASSANDO NESCECIDADE E A IGREJA NÃO DIZ NÃO TER MEIOS DE AJUDAR...ESTOU ENTRANDO PARA TRABALHAR NA ÁREA SOCIAL DA MINHA IGREJA,MÁS JA ESTOU SABENDO Q NÃO VAI SER TAREFA FÁCIL POIS NÃO HÁ NENHUMA PEQUENA PORCENTAGEM DO DÍZIMO E DA OFERTA Q SEJA RESERVADA PARA AJUDAR OS MEMBROS Q ESTÃO DESEMPREGADOS E OS ÓFÃOS E O MEU PASTOR RECEBE O SALÁRIO DA IGREJA E TAMBÉM TRABALHA FORA...DIZEM Q O SALÁRIO Q A IGRAJA PAGA NÃO É O SUFICIENTE...ESTOUUM POUCO ANGUSTIADA POIS ACHO Q O AMOR AO PRÓXIMO ESTÁ EM ULTIMO PLANO,A PESSOAS PREGAM O ALMENTO ESPIRITUAL E ESQUECEM Q TEM MUITA GENTE DENTRO DAS IGREJAS PASSANDO NESCESSIDADE Q TAMBÉM PRECISAM SE ALIMENTAR DE PÃO E ÁGUA!!!

    ResponderExcluir
  5. Saudações em Cristo:
    Mateus 10.8 fala: DE GRAÇA RECEBESTES DE GRAÇA DAI.
    Apostolo Paulo fala - GRATUITAMENTE - II Corintiios 11.7;
    Apostolo Paulo trabalhava - Tinha profissão Atos 18.3
    Apostolo Pedro - I Pedro 5.2 e Judas 1.11
    DIGA NÃO AO SALÁRIO PASTORAL.
    IGREJA DE CRISTO É AMOR.

    ResponderExcluir

"é um prazer ter e ler o seu comentário"