quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ovelhas ou cabras?




 



Mateus 25.31-46 " o grande julgamento"

A presente homilia descreve o final dos tempos, ou seja, o Juízo Final que é um tema tão antigo e tão atual com o qual a humanidade inteira se sempre depara.

Introdução Cristo Jesus ressuscitado vindo com poder e grande glória (Lc 21, 27) - assume as funções do verdadeiro Deus: Sua sentença é definitiva: eterna como o fogo eterno preparado pelo pai para os anjos rebeldes. Ele está rodeado de todos os seus anjos que estão submissos em tudo.
Trata-se de um juízo final, o Filho do Homem - será o juiz definitivo como vemos no texto, indicando quais entrarão a formar parte do novo reino entre os gentios. Os escolhidos serão os misericordiosos que alcançarão misericórdia ( Mt 5, 7) ou seja os que agiram com compaixão com os necessitados.Portanto, o Filho do Homem julgará cada um de acordo com suas obras.

ELE VIRÁ COM PODER E GRANDE GLORIA

O último juiz virá. E o julgamento dele será sobre o serviço que tiveres prestado aos seus irmãos mais pequeninos. Ele chamará e congregará todos os que lhe forem fiéis e lhes dirá: Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado deste a fundação do mundo, porque tive fome e me destes de comer…
Deus espera que expressemos nosso amor ao próximo através do envolvimento na resolução de suas necessidades.
Deus não nos permitirá a convivência eterna com aqueles que o desobedecem. Nada deveria nos entristecer mais do que a desobediência, assim como nada deveria nos alegrar mais do que a obediência. Ambos os comportamentos terão suas recompensas os obedientes serão aprovados e os desobedientes já estão reprovados na medida em que permanecem rebeldes contra o Senhor e sua vontade.
Alguns destes desobedientes tentarão justificar sua inércia dizendo que o Senhor nunca chegou à sua porta nu, com sede ou com fome e a resposta que Jesus dará a estas desculpas está registrada nos versos 41-46 de Mateus 25 que descrevem aspectos do inferno e da condenação eterna situação a ser enfrentada pelos desobedientes.

JESUS SEPARARÁ OS BONS DOS MAUS

“E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda”(Mateus 25.33)


Características das ovelhas: os justos

a) As ovelhas que ouvem a voz do Pastor e o obedecem.

“O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz”(João 10.3-4)


b) As ovelhas seguem o pastor



(Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e “estas o seguem, porque conhecem a sua voz” João 10.3-4)

c) As ovelhas são aquelas que o Pai deu de presente a Jesus

“As minhas ovelhas Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”(João 10.27-29)

d) São aqueles que têm acesso ao Reino.

As ovelhas que serão colocadas à direita de Jesus, lugar de honra e destaque e receberá do Senhor uma calorosa saudação.


e)São aquele que tomam posse da herança

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo”(Mateus 25.34)

e) Ovelhas são justos os que temem a Jesus e o obedecem neste mundo.

Estes receberão a vida eterna

CARACTERISTICAS DAS CABRAS/ Bodes



serão apartados das ovelhas e colocados a Esquerda, serão condenados ao Fogo Eterno.

Os injustos são todos aqueles que rejeitam a Jesus neste mundo, e seus ensinamentos.


“Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ”Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos” (Mateus 25.41).

O seu poder e soberania lhe permitirão julgar a todos e condenar os injustos que não se arrependerem das suas más obras. Ao mesmo tempo, recompensar os que trilharam o caminho da justiça. (Gl 6.8)

ATITUDES DAS OVELHAS

Me deste de comer – Significa dar alimento ao que tem fome (1 Jo 3.17) mas também, o "pão celestial" pela pregação do evangelho aos famintos. (Jo 6.35)

Me deste de beber – Apesar de custar pouco para nós, e para alguns E ser até de graça, muitos negam um copo de água a quem tem sede. Dê água ao sedento e mostre-lhe a fonte eterna (Jo 4.14)

Me acolhestes – Fala de hospitalidade. É receber cada pessoa da maneira como gostaríamos de ser recebidos. É também mostrar-lhes o caminho para as moradas do Senhor. (Jo 14.1-6)

Me vestistes – Significa pegar aquela camisa, aquele vestido, aquele cobertos que sobeja e dar a quem nada possui. (Tg 2.15,16) É também leva-lo a Cristo que o revestirá. (Rm 13.14)
Me visitastes – Significa visitar os prisioneiros e os hospitalizados para levar ALENTO aos corações sem esperança. É consolar da mesma maneira como somos consolados pelo Senhor. (2 Co 1.4) De forma extensiva devemos levar saúde e libertação para os que jazem nas trevas. (Jo 8.25-31) O Senhor mesmo disse "porque tive" e não porque tiveram. Quando deixamos de fazer ao nosso semelhante, estamos deixando de fazer ao Senhor. (v 40)
REFLEXÃO

Será que tu serás um destes benditos? Se sim, parabéns! E se não o tempo é este e a hora é agora de acertares o passo e convertendo-te seguires as pegadas do Mestre.


Preg. Julio César de Oliveira
confjuliocesar@hotmail.com
(45) 8807 8080
(45) 8406 8079

3 comentários:

  1. que bom que Deus tem levantado tantos ministros como um fogo abrasador!!!que vc seja sempre e cada vez mais dependente do Senhor, nunca cresca, mas sempre como um recem nascido dependa inteiramente do Senhor e Ele far[a grandes coisas em vc e atrav[es de vc. Visite tb meu blog...www.espiritosantomeucompanheiro.blogspot.com...paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Paz, querido, Bom blog e boas matérias, parabéns.
    Estou seguindo.
    Visite meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins.

    ResponderExcluir

"é um prazer ter e ler o seu comentário"