quarta-feira, 9 de junho de 2010

"O Futebol e a Arte do Falso Patriotismo":

Vésperas de Copa do Mundo e não existe outro assunto que venda mais, que chame mais atenção ou que comova mais que este: futebol. 


As propagandas, notícias, jornais impressos, o mercado editorial, o mercado de games e mais um monte de outros ramos estão focados nisso. E até aí, tudo parece natural e até certo ponto inofensivo.

O problema porém, está no lema central de todo o burburinho causado pelo maior evento do mundo. 


Confundem torcida com patriotismo, amor ao futebol com amor à pátria, e apego às tradições futebolísticas com um inexistente dever civil de vestir uma camisa amarela e gritar gol quando convém.

O pecado não está em torcer, o erro não é vestir a camisa da seleção e comemorar um gol com gritos e pulos. Nosso erro é achar que isso é suficiente para nos tornar brasileiros.

Brasil só existe de quatro em quatro anos? Apagamos com uma borracha imaginária toda desigualdade característica de nosso país durante a copa só para reescrevê-la outra vez? Rabiscamos o racismo durante o campeonato mundial e depois voltamos a contar as mesmas piadas racistas de antes? É isto que chamam de"ser brasileiro"? Simplesmente torcer para um grupo de pessoas que, verdade seja dita, não nos representa em nada que realmente tenha importância?

Por amor à pátria, lutaremos por um país menos desigual. Por amor à pátria, protestaremos contra o descaso dos governantes. Por amor à pátria, ergueremos a bandeira da justiça e da misericórdia. Por amor à pátria, deixaremos a nossa pequena luz brilhar nas densas trevas deste mundo sem esperanças.

O patriotismo não está nas camisas, estrelas ou na bola de futebol que corre livre pelo campo... ele está no peito de quem decide enfrentar as dificuldades da vida e sonhar com um Brasil melhor. Isto. Isto sim é amor à pátria!

3 comentários:

  1. Existe essa consciência de relacionar o Brasil com o futebol, tanto aqui quanto no exterior. Acho que é pq o futebol é o esporte nacional, e além disso é uma das poucas áreas que o Brasil pode se orgulhar para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo meu irmão, é que tem muita gente que se esquece de Deus por causa do futebol.
    Não estou aqui generalizando as coisas. Existem pessoas que não trocam Jesus por bola, mas existem uma massa que bola pra eles, é mais importante que Deus. Honram o futebol, e esquecem de amar a Deus, que é o primeiro mandamento. Eu estava conversando com um irmão e amigo meu, e comentamos a respeito da copa do mundo, e chegamos a conclusão de que as pessoas do mundo todo param para assistirem os jogos. Será que eles parariam também para ouvirem o Evangelho que é poder de Deus, para a salvação de suas almas? Claro que não! Esta é a conclusão de todo cristão autêntico.
    Amado eu confesso de que pra mim, é a época que mais me sinto angustiado. Meu espírito se comove dentro de mim, por eu ver tanta idolatria no futebol, mas o Senhor Jesus nos orienta de que o mundo o odiou, o rejeitou.
    Mas Ele tem um povo separado, seloso e de boas obras, que estão aguardando a sua vinda! Aleluia.
    Ora vem Senhor Jesus!
    Um abraço e um beijo no seu coração.
    www.camposide.blogspot.com
    www.aguavivaaguadavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor amado, infelizmente muitos fazem do futebol mais uma idolatria levantado em seu coração e o pior de tudos que muitos desses professam a fé em Jesus Cristo, em época de Copa do Mundo o futebol tem prioridade na vida de muitos até mesmos cristãos, quando a Palavra nos adverte que aqueles que são amigos do mundo são inimigos de Deus, ou servimos à Deus de todo coração ou nãos servimos, como o irmão disse o erro não estar em assistir o jogo ou torcer pelo time, mas sim em colocar o coração no futebol.
    Parabéns pelo Blogger, já estou te seguindo e quero aproveitar e te convidar para conhecer e participar do meu.

    http://fontedevida-meubloggerpessoal.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"é um prazer ter e ler o seu comentário"