quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que ouvimos hoje é Louvor ou Comida Industrial?





Amados apesar de ser um assunto pôlemico e já estou me preparando para os comentários que iram surgir, quero expressar aqui apenas uma opinião de alguém que está um pouco indignado com algo que tem adentrado nossas igrejas...


Não quero de maneira alguma ofender a ninguém, mas espero que me compreendam...

Que me perdoe os "Cantores" que terão os seus hinos aqui citados e seus "fãs" clubes.


Amados não aguento mais ligar o rádio e ouvir sempre aquele "HINO DE AUTO AJUDA" ou ir no culto e ouvir a irmã Mariquinha cantar "tem sabor de mel, tem sabor de mel a minha vitória hoje tem sabor de mel"...

Será que Davi cantaria estes hinos??
Será que Deus recebe isto como Louvor??
O que você me diz?

Sinto uma saudade imensa de certos hinos, apesar de ser um pouco saudosista.

Apesar de ter apenas 28 anos, me lembro de algumas canções que eram um louvor pleno,
escritos em tribulações, no deserto mesmo.
Compositores que escreviam com a alma...
Aqueles letras tão lindas, falavam de fé, do sangue de Jesus, da sua volta, do amor de Deus e principalmente da confiança no pai todo poderoso.
Deus era simplesmente Deus, não um super-heroi!

Lendo alguns livros poéticos fiquei pensando, onde estão os poetas como Davi pra Salmodiar canticos a Deus?

Aonde estão aqueles verdadeiros hinos que quando cantavam creio que o pai ficava em pé no trono para ouvir, pois tão verdadeira era a Adoração?...


Então minh'alma canta a ti, Senhor:
''Grandioso és Tu! - grandioso és Tu!''
Então minh'alma canta a ti, Senhor:
''Grandioso és Tu! - grandioso és Tu!"


Saudades, daqueles tempos que nosso cantores não eram estrelas e a única estrela que brilhava era Jesus
Saudades do tempo que os Levitas não tinham fã clube, e estavam disposto a cantar não só em
Eventos Grandiosos, mas nas pequenas congregações, eram verdadeiros Missionários...
Saudades do tempo que compositores não escreviam somente pra vender, escreviam hinos no sofrimento, adorando a Deus.


Mas o que vemos hoje é diferente. O que vende são hinos de Auto Ajuda!
Compositores muitos deles não cristão se preocupam com o comércio, com o que
O povo gosta de escutar, afinal de contas é o mercado não é verdade?


Mais ou menos assim

"Deus vai resolver todos os teus problemas e não é amanha é hoje! o inimigo vai ter que sair correndo blá blá" ...

"O dia da vitória chegou, levanta e anda e etc"...


Nossos cultos tem se transformado em ambientes onde os crentes vão somente buscar algo que Deus tem pra oferecer, menos para adora-lo.


Muitos hoje em dia não querem mais passar prova, não querem mais sofrer pelo amor de Deus, imaginem se tivessem nascido na época da igreja primitiva, onde muitos morreram por confessar o amor a Cristo. Eles não se lembram que jesus disse:
"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” JOÃO 16:33.


Tenho observado as letras de alguns hinos, e procurando base bíblica para tal escritas não encontrei...

Por exemplo...


"Glorifica que a Glória que tú manda não vai pro Arquivo o anjo está gravando ( anjo camera man) tudo e transmitindo ao vivo o céu inteiro está te vendo então Glorifica"

A onde na biblia está escrito que anjo filma e grava alguma coisa?

Veja quanta imaginação destes compositores...

Quer outro?

"Quem te viu passar na prova e não te ajudou,
Quando ver você na benção vão se arrepender,
Vai estar entre a platéia e você no palco"...


Quer dizer que sou obrigado a ajudar um irmão que está na prova?
E se Deus não permitir que eu o ajude!!
Afinal se ele está na prova e eu ajudar qual será a prova dele?

É um hino bastante vingativo não acha?

Eu amo Louva ao Senhor afinal é para isto que fui criado, gosto ouvir louvores...mas estou um pouco enojado desta "COMIDA INDUSTRIAL" tudo pela grana pra fazer sucesso, afinal o povo gosta não é verdade? Quer uma prova?
Ouça os hinos que estão nas paradas. Com certeza 90% deles são assim de Auto Ajuda!! Motivacionais.





Não estou generalizando meu querido irmão... pode ser que você tenha la na sua igreja assim como na minha um cantor (a) que é uma benção, Na minha congregação temos várias Levitas, cantores usada por Deus.
Que tem a sua vida no altar.
Mas temos que tomar cuidado com o que estamos ouvindo...

Não estou falando de modo geral mas sim a realidade que estamos vivenciando.
Acredito que Deus tem uma música preparada para mim ouvir em um momento como estes
mas com base bíblica...

Será que na harpa Cristã tem estes hinos de Auto Ajuda? Acredito que não...


"Vai acontecer tem acontecer, [como assim?]
O anjo vai descer aqui pra te abençoar
por ordem de Jeová, mesmo que ainda o inferno se enfureça,
abale e estremeça não impedirá,
Vai acontecer, tem que acontecer, "


como assim tem que acontecer ?
Deus é obrigado a fazer...
mas e o tempo de dele na minha vida...

Espere ai não é segundo a minha vontade mas segundo a vontade de Deus que está no controle de tudo...
perceberam???

Deus vai resolver todos os teus problemas e não é amanha é hoje...o inimigo vai ter que sair correndo ...Deus peleja pôr você....chegou tua benção ....se te perseguem vão ser perseguidos .... É hoje o dia da sua Vitória...


pôr vezes chegam a xingar o diabo, sendo que Miguel deu exemplo dizendo - o Senhor te repreenda...

Amados irmãos só quero que minha alma louve a Deus quando eu ouvir...

que seja confortado quando em angustia...

confrontado quando em pecado...
alertado quando em perigo ....
e despertada para louvar ao senhor.
Saber que ele morreu por mim e que ele está voltando..
Saudades....

De não conter as lagrimas no culto, chorar na presença de Deus, mas da alma e não pôr emocionalismo ou pelo fundo musical, melodia e etc...

Irmãos Quero já pedir perdão se de alguma forma me coloquei aqui como Santo ou aguém que está acima da verdade, o que faço e ler a Biblia. Me desculpem tenho os meus defeitos, não que os irmãos não conheçam Biblia longe de mim pensar tal coisa, apesar de que muitos hoje só comem o que os Pastores servem, não tem a coragem de abrir a Biblia e meditar nela de dia e de noite como diz o salmista mas infelizmente o que vemos hoje muitas das vezes não é um Louvor a Deus...


Somos levado as vezes pelo ritmo e pela melodia e não prestamos atenção no que estamos cantando. Se aquele hino realmente é uma forma de adorar a Deus.


Quer um comforto pra alma? Leia a palavra de Deus e siga o que nela está escrito.

Hinos que massageiam o ego das pessoas não são o verdadeiro Louvor


“Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.” Sl 9.1,2


A Bíblia diz em Salmos 150:1-6 “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!”


O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”


Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas. A Bíblia diz em Salmos 103:2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”


Louve a Deus pelo seu perdão e por responder às nossas orações. A Bíblia diz em Salmos 65:1-3 “A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto. Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne. Prevalecem as iniqüidades contra mim; mas as nossas transgressões, tu as perdoarás.”


Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por nós . A Bíblia diz em Salmos 148 “Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Também ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará. Louvai ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que excuta a sua palavra; montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros; feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor!”


Podemos louvar a Deus porque Ele é poderoso. A Bíblia diz em Salmos 21:13 “Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”


Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”


Louve a Deus ainda que o nosso coração esteja sofrendo. A Bíblia diz em Salmos 34:1-3 “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”


Devemos louvar a Deus diariamente. A Bíblia diz em Salmos 61:8 “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”


Louve a Deus por transformar o desgosto em felicidade. A Bíblia diz em A Bíblia diz em Salmos 30:11-12 “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.”



Louve a Deus pela Sua bondade. A Bíblia diz em Salmos 107:8-9 “Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.”

Em todo tempo louve a DEUS!!

Que Deus vos abençoe...



Pr. Julio Cesar
www.confjuliocesar.blogspot.com

9 comentários:

  1. Excelente Colocação, gostei muito do artigo e gostaria da permissão com os devidos creditos divulgar em meu blog www.cemagersonmartins.com.br. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Paz meu querido, Realmente concordo do teor da materia do post, eu trabalho em uma radio e vejo cada "hino" : Batismo no onibus, Crente que nao é crente, Deus vai te matar e vai te ressuscitar, tampa da chaleira voar, esquece que os hinos são de louvor a Deus e não para "exortar" os irmãos posso citar VÁRIOS em sua maioria da ala pentecostal.. ,particularmente nao gosto de hinos que só falam de vitória voce vai vencer etc.. pensam que crente só passa luta misericordia rsrs.Hoje a AUTO-AJUDA não esta só nas musicas mas também na palavra, de muitos pregadores ja vi ate pregador jogar a benção pro alto e disser que quem pular mais alto e dar um grito maior sera mais abencoado rsrs ENFIM, o evangelho hoje tem varias vertentes e nós sentimos falta da fonte do inicio do primeiro amor da igreja.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor! Amado ,gostei do texto ,também li sobre isso no blog do Pastor Ciro Zibord,é muito bom que temos homens valorosos com compromisso a palavra de Deus para nos alertar sobre essas aberrações no meio cristão.
    Eu quando criança amava cantar o hino 15 da harpa cristã,hoje em dia isso ficou fora de moda,eu louvo a Deus porque em minha igreja ainda se canta os hinos da harpa no inicio dos cultos.
    Pregação de auto-ajuda então é o que mais tem hoje em dia,a frase "olhe para seu irmão que está do lado e blá,blá,blá,...af! isso é demais.
    Esses pseudos levitas ,não contentes em cantar canções antibíblicas ainda plageiam as músicas seculares,tem uma certa cantora(o) que tem uma música com o titulo "Olha eu aqui" igualzinho a música "olha eu ai" dos 2 filhos de Francisco ,(se é que vocês me entendem),é o fim .

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão, concordo com sua colocação, com algumas aspas. Acho o cúmulo a chamada para os "shows gospel" onde fãs istéricas gritam como se estivessem assistindo ao show de algum grupo de rock secular, porém, acho interessante ver tantos jovens longe das ruas e das drogas, tenho uma filha adolescente e sei o que estou falando.
    Por outro lado, a minha conversão realmente começou a acontecer ao som de um louvor moderno, que meu marido foi inserindo na nossa rotina aos poucos,e um belo dia, fui tocada pelo Espírito Santo. A minha filha foi a um show da Aline Barros, por inssistencia do pai dela...ela me mandava mensagens durante o show completamente impactada, e graças a Deus, se converteu e está firme em Cristo. Portanto, apesar de não concordar com estes modismos, tenho que admitir que tem um lado bom. Enfim, louvemos a Deus a todo momento da forma que pudermos, mas louvemos somente a Ele. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor Jesus, concordo plenamente com vc, não temos hoje louvores que falem as nossos corações, temos musicas que fazem o nossos corpo mecherem. que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor, assim como você, eu também cresci ouvindo louvores que exaltavam a Deus. Onde o cantor e as bandas gospel se apresentavam nas praças, em eventos ao ar livre prá realmente evangelizar as pessoas que não iam às igrejas e que nunca haviam tido a oportunidade de ouvir a palavra e os louvores (e não prá "evangelizar" os crentes). Sinto falta de louvores inspirados, onde Deus era a fonte e não havia ainda essa coisa de fã clube "gospel", tietagem gospel, histeria, etc... É triste vermos que os músicos cristãos estão se tornando verdadeiros imitadores dos cantores seculares, onde quem recebe toda a atenção é o cantor (ou cantora) com uma super produção, de luzes, cores, maquiagem, toneladas de som, onde muitos gritam "tira o pé do chão" (até algumas expressões usadas por cantores seculares os músicos gospel copiam).... Boa parte desses músicos. É o joio entrando no meio das igrejas e enganando, alguns são músicos seculares que por não conseguirem o sucesso mundano transferiram para a igreja o seu objetivo de serem famosos e idolatrados "... se possivel for até os escolhidos..." É claro, ainda há músicos e bandas com o propósito de dar a Deus todo o louvor. Mas boa parte desses verdadeiros adoradores têm sido ofuscada pelo merchan agressivo desses novos "astros gospel".

    ResponderExcluir
  7. Mew, eu creio Q Deus USA MESMO OS ESCOLHIDOS DELE, eu cansei de dizer isso na igreja q eu ia.

    Esta na hora da igreja louvar, adorar a Deus em espirito e em verdade, hoje o que encontramos é realmente um comercio, q eu costumo dizer comercio da fé (em contrapartida do show da Fé).

    Sou muito sincero em dizer, hoje não pertenço mais a nem uma igreja evangelica, sou espirita de umbanda, amo a Deus de toda a minha alma, te todo o meu ser e o principal, ainda temo muito a Deus.

    Creio que não importa onde estamos, Deus nos usa!

    Chega de hinos de auto ajuda, canções q faz bem ao vingativo, depois dizem e nós(umbandistas) que servimos o diabo; muito pelo contrario, se todos vivessem o amor incondicional da biblia, exemplo dado por Jesus, iriamos viver em comunhão, sempre respeitando as diferenças e acolhendo os irmãos necessitados de uma palavra vinda da parte de DEUS...

    Parabéns pelo seu comentário Julio, e que Deus continue te usando poderosamente em Suas mãos!!

    PAX TECUM

    Wellington Fernando Rosa
    Catanduva - S.P.
    wfr_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. PR. ALEX F. A. DA CRUZ22 de julho de 2011 16:51

    GRAÇA E PAZ! TEMOS EM NOSSOS CULTOS MUITAS MUSICAS QUE SE DIZEM DE LOUVOR OU EVANGÉLICAS, QUE NEM MESMO CITA O NOME DE DEUS, JESUS OU O ESPÍRITO SANTO. SÃO MUSICAS QUE DÃO DUPLO SENTIDO. CREIO QUE MUITOS CANTORES OU COMPOSITORES, PRECISAM VOLTAR-SE MAIS PARA A PALAVRA DE DEUS PARA COMPOR SUAS CANÇÕES, POIS SÓ ASSIM ELAS FALARAM MAIS PROFUNDA EM NOSSOS CORAÇÕES. EX: GRUPO LOGOS! QUANTA SAUDADE!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  9. Concordo em algumas partes, mais acho que como um servo do Senhor, vc
    mais parece enciumado com as canções do que preocupado com a obra do Senhor.
    Já vi Deus operar grandes bençãos através desse louvores que o senhor citou acima.
    Concordo que tem muitos cantores que só gravam musicas gospel pra ganhar dinheiro ,mais pro outro lado o senhor não tem direito de falar assim de artistas que são usados por Deus.
    Pois se Deus não permitisse não estariam levando louvores até mesmo em casas que nem mesmo conhecem direito a palavra do Senhor, mais que através dos louvores acabam chegando as pés de Jesus.
    Então meu irmão acho que o senhor deveria bem pensar um pouquinho antes de sair falando.
    È Deus que quer assim quem vai impedir.

    ResponderExcluir

"é um prazer ter e ler o seu comentário"